Menu


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/colegiocarlina/www/site/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Últimos Comentários

  • Caraca!!! n estudei nesse colégio ainda mais esper...
  • O melhor Colegio de todos
  • kkkk
  • :roll: O Carlina é simplismente o melhor colégio d...
  • Há eu só estou começando Meu ano aqui nesse colegi...


Designed by:

Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus - Paulo Afonso - Bahia - Brasil
Informações PDF Imprimir E-mail
Escrito por Tássio Designer   
Seg, 14 de Março de 2011 17:24

BIOGRAFIA - SENHORA CARLINA BARBOSA DE DEUS


Aos 24 de julho de 1909 na localidade de Pindoba (município de Neópolis/SE), nascia CARLINA BARBOSA DE LEMOS. Filha do Sr. Pedro Barbosa de Lemos e de Dona Maria Pereira de Lemos, era a segunda filha dos cinco irmãos.

Do nascimento até os cinco anos, viveu em Pindoba/SE; dos cinco aos nove anos, mudou-se para Serrão (município de Ilha das Flores/SE) e, dos dez aos dezoito anos, passou a residir em Piassabuçú/AL.

Na sua adolescência, mudou-se para Piassabuçú/AL, indo morar com sua tia, Dona Josefa Pereira de Farias e, posteriormente, mudou-se para o Serrão/SE, indo residir na casa de Dona Guiomar Pereira, também sua tia.

Aos 22 anos casa-se com o Sr. CELIDONE VALIDO DE DEUS, seu grande companheiro na árdua batalha da vida, passando a assinar CARLINA BARBOSA DE DEUS. A cerimônia aconteceu no dia 29 de setembro de 1931, desta união nasceram 08 filhos dentre eles o Deputado Federal Luiz Barbosa de Deus e o Ex-Prefeito de Paulo Afonso, Paulo Barbosa de Deus.

Após casados, conviveram harmoniosamente, formando uma união consistente e duradoura, fixando moradia em Serrão/SE e, posteriormente, em fazenda Cruz, município de Pacatuba/SE.

Figura imponente de elevada estatura e peso proporcional, era um exemplo de pessoa. Dinâmica, enérgica e introvertida, possuía equilíbrio suficiente para ser uma pessoa serena e capaz de controlar as suas emoções. Admirava a sinceridade, a honestidade, o respeito e o dinamismo das pessoas; não gostava de mentiras, falsidade e desonestidade.

Muito caseira, costurava precisamente e, frequentemente, fazia uso do seu rádio-amador que utilizava para se comunicar com os filhos.Um dos seus hobbys favoritos era cuidar de plantas, preferencialmente as palmeiras e avencas.

Admiradora da música e, de gosto refinado, Dona Carlina Barbosa de Deus era uma fiel telespectadora dos programas de auditório que apresentassem valsas e retretas, tendo especial predileção pela composição intitulada “BRANCA”, uma valsa do eterno ZEQUINHA BARBOSA. Tocava eximiamente bandolim, seu instrumento de cordas favorito. A todos transmitia simpatia e sempre procurou ajudar aos necessitados.

Acometida pela doença que lhe tirou do nosso convívio e a pôs mais perto do SENHOR, seu período de convalescença perdurou por três meses. Aos 07 de maio de 1991, veio a falecer na U.T.I. do Hospital Português na cidade de Salvador.

Diante de tão honrosa e promissora história, nós que compomos o hoje Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, queremos externar os nossos protestos de elevada estima e gratidão, enaltecendo e preservando a integridade do seu nome, através do trabalho incansável e da conquista dos frutos da semente ora semeada que se perpetuará por toda existência.

Muito obrigado.

 

Última atualização em Seg, 28 de Outubro de 2013 10:41
 
Vídeos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 14 de Junho de 2011 00:39

Sem vídeos no momento.

Última atualização em Qui, 16 de Agosto de 2012 09:57
 

Enquetes

Você concorda com a instalação de câmeras nas salas de aula?
 

Usuários Online

Nós temos 9 visitantes online

Newsletter




Receive HTML?

Parceiros

Links em Destaques:
Tássio Designer
Desenvolvimento Web