Blog Oficial do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus

 

Larissa Ferreira – 3º Lugar no Miss Bahia Mundo 2018

E nossos parabéns para LARISSA FERREIRA (ex-aluna) pelo 3°lugar no Concurso MISS BAHIA MUNDO 2018 realizado no Teatro Diplomata na capital baiana.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Gincana de Aniversário – Parte 2

Entrega dos gêneros alimentícios a ONG ANJO NEGRO, a mais nova instituição a receber as doações arrecadas pelos alunos do Ensino Médio, EJA e Técnicos na Gincana de Aniversário do Colégio Carlina.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

CARLINA, Vice-campeã no voleibol juvenil no torneio do CPA

A equipe feminina de voleibol juvenil do Colégio Carlina eliminou, na semifinal do torneio do CPA, a forte equipe da VPA e foi a final da competição. Porém foi derrotada pela experiente equipe das veteranas do CPA… P A R A B É N S meninas, vocês continuam no caminho certo.

A equipe masculina também se fez presente, mas ficou em terceiro lugar, enfrentando de igual para igual, equipes experientes do voleibol pauloafonsino… P A R A B É N S também.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Gincana de Aniversário 2018

O projeto Gincana de Aniversário do Colégio Carlina é uma forma lúdica de incentivar os alunos a pesquisa e consequentemente melhorar os seus conhecimentos, além de ajudar instituições de Paulo Afonso através de doações de material de limpeza e gêneros alimentícios.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Gincana de Aniversário – Parte 1

Eita Gincana arretada de boa. Foram dois dias de muita animação e conhecimento que marcou a Gincana de Aniversário do colégio Carlina 2018.

Um parabéns todo especial aos nossos queridos alunos pelo empenho nas tarefas e o show de solidariedade para com o próximo nas arrecadações.

Em momentos de crise, nossa arrecadação de alimentos e material de limpeza para as instituições contempladas foi simplesmente M A R A V I L H O S A, o que nos fez convidar mais uma instituição a participar da entrega dos produtos.

Instituições contempladas: LAR DA CRIANÇA VICENTINA – CASA DE REPOUSO SÃO VICENTE DE PAULO – FUNDAME – RECANTO SOLIDÁRIO – ONG ANJO NEGRO.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

2º Etapa ENEM 100% e Abertura do Projeto Go Green

Aconteceu na manhã de hoje a abertura do projeto de Meio Ambiente (Go Green) e a 2º Etapa do projeto ENEM 100%. Foi mais um sábado letivo de muito aprendizado e participação de todos.

O projeto Go Green iniciou-se com uma palestra dos professores Abdênio Paiva de Menezes e Ana Paula Correia de Menezes, ambos professores graduados em biologia, sobre a importância da preservação do meio ambiente e mais ainda, dentro da Unidade de Ensino. Na ocasião foram feitos registros do ambiente escolar degradado e a possível revitalização desses ambientes.

Em relação ao processo seletivo mais importante na vida do discente, o ENEM, o Colégio Carlina realizou sua 2º Etapa do projeto ENEM 100% com aulas de HISTÓRIA – GEOGRAFIA – SOCIOLOGIA – FILOSOFIA com os professores convidados, Marcos Vinícius, Efézio, Aristóteles e Socorro Araújo respectivamente.

Um agradecimento todo especial aos parceiros e até a próxima oportunidade que será em breve.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

II Semana de Gestão & Negócios

A Direção do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus vem parabenizar a equipe de Articuladores dos Cursos Técnicos (Professoras Darciene e Ana Paula Almeida), os Orientadores de estágios (Joilson, Abdênio e Ana Paula Correia), os palestrantes convidados e em especial aos nossos professores palestrantes (Hermerson Camarão, Abdênio Paiva e Erickson).

Ao pessoal de apoio (Merendeiras, auxiliares de serviços gerais e vigilantes), aos auxiliares administrativos (Secretaria Escolar). Ao incansável e eficiente professor Arismaldo, a talentosa professora Elizete, a insuperável menina prodígio (professora Daniela Sonaira) e a todos os professores do quadro técnico.

Aos parceiros – AGHENDA – CODEVASF – UNEB – FASETE – PMPA – CHESF – por acreditarem no projeto e na confiança da parceria. E não poderia deixar de citar toda equipe gestora, as vices diretoras (Ana Paula Canário, Valéria Cristina e Maria Arleide), a Coordenação Pedagógica (Lucineide Teixeira) e o Secretário Escolar (Manuel Lima) e fundamentalmente aos nossos alunos pelo sucesso da II SEMANA DE GESTÃO & NEGÓCIOS.

Até 2019 se assim nosso misericordioso Deus nos permitir… P A R A B É N S !!!

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Homenagem ao Dia das Mães

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

… bom ter mãe quando se é criança, e também é bom quando se é adulto. Quando se é adolescente a gente pensa que viveria melhor sem ela, mas é um erro de avaliação. Mãe é bom em qualquer idade. Sem ela, ficamos órfãos de tudo, já que o mundo lá fora não é nem um pouco maternal conosco.
O mundo não se importa se estamos desagasalhados e passando fome. Não liga se viramos a noite na rua, não dá a mínima se estamos acompanhados por maus elementos. O mundo quer defender o seu, não o nosso.
O mundo quer que a gente torre nossa grana, que a gente compre um apartamento que vai nos deixar endividados, que a gente ande na moda, que a gente troque de carro, que a gente tenha boa aparência e estoure o cartão de crédito. Mãe também quer que a gente tenha boa aparência, mas está mais preocupada com o nosso banho, nossos dentes, nossos ouvidos, com a nossa limpeza interna: não quer que a gente se drogue, que a gente fume, que a gente beba.
O mundo nos olha superficialmente. Não detecta nossa tristeza, nosso queixo que treme, nosso abatimento. O mundo quer que sejamos lindos, magros e vitoriosos para enfeitar a ele próprio, como se fossemos objetos de decoração do planeta. O mundo não tira nossa febre, não penteia nosso cabelo, não oferece um pedaço de bolo feito em casa.
O mundo quer nosso voto, mas não quer atender nossas necessidades. O mundo, quando não concorda com a gente, nos pune, nos rotula, nos exclui. O mundo não tem doçura, não tem paciência, não nos escuta. O mundo pergunta quantos eletrodomésticos temos em casa e qual é o nosso grau de instrução, mas não sabe nada dos nossos medos de infância, das nossas notas no colégio, de como foi duro arranjar o primeiro emprego.
Mãe é de outro mundo. É emocionalmente incorreta: exclusivista, parcial, metida, brigona, insistente, dramática. Sofre no lugar da gente, se preocupa com detalhes e tenta adivinhar todas as nossas vontades, enquanto que o mundo nos exige eficiência máxima, seleciona os mais bem dotados e cobra caro pelo seu tempo. Mãe é de graça.

Feliz dia das mães.

 

Projeto – AMERICAN NATIONAL CELEBRATIONS

Hoje pela manhã teve início nas dependências do colégio, o Projeto – AMERICAN NATIONAL CELEBRATIONS de autoria das professoras de língua estrangeira (inglês), HERLANE – SIMONE – VALÉRIA sobre os feriados norte-americanos e sua relação com os feriados nacionais. Na ocasião tivemos a visita ilustre do Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que visitou os stands e interagiu com estudantes e professores.

Parabéns a todos os envolvidos pelo belíssimo projeto.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Caiaque nas aulas de Educação Física

Aconteceu esta manhã uma aula bem divertida. De autoria do professor de Educação Física, Sérgio Candoia, o mesmo trouxe ao colégio o instrutor de caique do grupo Kalango do Sertão, instrutor Nícolas, para ministrar uma aula totalmente diferente e divertida, que, por incrível que pareça, os alunos “remaram” no seco, na quadra poliesportiva do colégio. Uma dinâmica interessante para um grande aprendizado.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”