Projeto – AMERICAN NATIONAL CELEBRATIONS

Hoje pela manhã teve início nas dependências do colégio, o Projeto – AMERICAN NATIONAL CELEBRATIONS de autoria das professoras de língua estrangeira (inglês), HERLANE – SIMONE – VALÉRIA sobre os feriados norte-americanos e sua relação com os feriados nacionais. Na ocasião tivemos a visita ilustre do Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que visitou os stands e interagiu com estudantes e professores.

Parabéns a todos os envolvidos pelo belíssimo projeto.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Caiaque nas aulas de Educação Física

Aconteceu esta manhã uma aula bem divertida. De autoria do professor de Educação Física, Sérgio Candoia, o mesmo trouxe ao colégio o instrutor de caique do grupo Kalango do Sertão, instrutor Nícolas, para ministrar uma aula totalmente diferente e divertida, que, por incrível que pareça, os alunos “remaram” no seco, na quadra poliesportiva do colégio. Uma dinâmica interessante para um grande aprendizado.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Palestra do Exército Brasileiro – ENEM 2018

O Exército Brasileiro se fez presente nas dependências do colégio no dia 19/04/2018, para ministrar uma palestra sobre o ENEM para os alunos do 3º anos do Ensino Médio. O projeto é de autoria do exército brasileiro com o intuito de incentivar os alunos a participarem do processo seletivo com mais determinação e responsabilidade.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Mini-projeto de leitura

Foi realizado agora a noite pela professora Ana Paula Conceição Canário, o projeto de leitura com a turma do Tempo de Aprender A. Uma verdadeira viagem no mundo da leitura.

Parabéns a professora pela iniciativa e aos alunos pela ótima aceitação ao mini-projeto.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Palestra – Gestão de Pessoas

Alunos da Educação Profissional, do 3º ano técnico em Administração, ministrando palestra sobre Gestão de Pessoas para os alunos do 4º ano técnico em Comércio. Mediadora, professora Ana Paula Almeida (Articuladora da Educação Profissional).

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Projeto – No Alvo

Teve início hoje pela manhã o Projeto NO ALVO de autoria do professor da Educação Profissional, Arismaldo (Júnior). O projeto tem como objetivo principal reforçar, com aulas de matemática, física e disciplinas técnicas, os alunos da Educação Profissional com ênfase em Gestão & Negócios.

Parabéns a iniciativa do professor e o compromisso dos alunos.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Eleições de líderes de turma

Mais de 45 mil estudantes da rede estadual foram eleitos líderes de classe para o ano letivo 2018. O processo foi realizado pela Secretaria da Educação do Estado, entre os dias 9 e 12 de abril, as escolas foram mobilizadas com a participação de representantes dos colegiados escolares e dos grêmios estudantis, que dialogaram com os estudantes sobre a importância desta liderança e sua contribuição com a gestão democrática e participativa das escolas.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Projeto – Simulado ENEM 100%

Hoje e amanhã acontecerão, nos três turnos de funcionamento, o Projeto – Simulado ENEM 100% para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e 4º ano do Ensino Profissionalizante, nos mesmos moldes do processo seletivo do ENEM em todo o Brasil.

A Direção parabeniza todos os envolvidos e destaca a organização do processo e o bom nível das provas.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

1º Sábado letivo

A Direção do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus vem agradecer aos parceiros convidados, os palestrantes: MOREIRA (ICMBio – Instituto Chico Mendes) e ALINE (Bióloga e Mestre em Biodiversidade); oficineiros: JOÃO PAULO e WELSON FORTE (oficina de Artes plásticas), STARELA DIAS e RODRIGO WILLIAMS (oficina de composição e musicalidade); Aulões preparatórios para o ENEM 2018: KENNEDY (inglês) e LUCIANE (Espanhol) – VISION IDIOMAS e DENIEL (Redação), além das alunas: JANE – III MOD ADM-N (oficina de teatro), JÚLIA CANÁRIO – 2°A-M e BÁRBARA OLIVEIRA – 3°B-M (oficina de dança).

Um agradecimento aos nossos professores: JOSÉ HILÁRIO (aulão de Gramática), JORANAIDE (aulão de Literatura), HERMERSON CAMARÃO e SANDRA (palestra para os técnicos), JOÃO EDUARDO (palestra sobre autoestima) e GENIVAN e SÉRGIO (oficina de voleibol).

Agradecemos também aos nossos funcionários de apoio e secretaria pela agilidade e compromisso.

Não podemos deixar de agradecer aos nossos alunos que deram um show de cidadania, maturidade e responsabilidade nos questionamentos nas rodas de conversas propostas pela articuladora dos cursos técnicos e professora de Biologia, DARCIENE GOMES juntamente com a orientadora de estágio e professora de Biologia, ANA PAULA CORREIA.

Um sábado letivo inesquecível… P A R A B É N S ! ! !

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”

 

Conheça o novo ENEM 2018

CONHEÇA AS MUDANÇAS DO ENEM 2018

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi publicado na manhã desta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União e traz mudanças para a prova.

Em coletiva de imprensa, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, explicaram com mais detalhes o que vai mudar.

Mais tempo de prova

Neste ano, os candidatos que participarão do Enem terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Segundo o edital, serão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

Segundo o Ministro da Educação, os 30 minutos a mais para a realização das provas foram concedidos pois “eram um grande e importante pleito de milhares de estudantes de todo o país”.

Exame em dois domingos

O Enem, que completa 20 anos em 2018, continuará sendo aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro.

A distribuição das provas não mudou: no primeiro domingo, dia 4, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 11, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração.

O exame no domingo normaliza a prova para os sabatistas, que tradicionalmente tinham de esperar até as 19h do sábado para iniciá-la.

Inscrições e isenção de taxa

As inscrições serão realizadas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano. A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82 e o pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.

A partir deste ano, a solicitação de isenção de taxa deixa de ser feita durante a inscrição e passa ser realizada com antecedência, entre 2 e 11 de abril, pela Página do Participante.

Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também tem isenção o participante que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal . Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

No mesmo período e no mesmo site, os estudantes que tinham direito à isenção e faltaram aos dois dias de prova em 2017 deverão justificar a ausência se quiserem fazer o Enem 2018 sem pagar a inscrição.

O resultado dos candidatos que conseguiram a isenção de taxa sai em 23 de abril, na Página do Participante.

Remarcação de prova

Segundo o edital deste ano, o participante que tiver problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação. Os casos serão julgados individualmente pela Comissão de Demandas.

Gestão 2016/2019 – “Escola forte, é escola unida”